Monstros Clássicos #1 - O Monstro da Lagoa Negra

Pôster do filme.

Algo que sem dúvida eu gosto muito de apreciar são produções de cinema mais antigas. Da época que ainda não existia streaming, tv a cabo, dvd, blu-ray, vhs... É óbvio que até hoje o cinema encanta as pessoas, mas os filmes das décadas passadas, da era de ouro do cinema, tem um charme incomparável. Resolvi assistir os filmes de monstros clássicos da Universal (sem as sequências, somente os originais) e fazer algumas resenhas. Começando por esse que eu nem conhecia: O Monstro da Lagoa Negra (Creature From The Black Lagoon) de 1954. 

Sinopse: Um cientista descobre na Amazônia o que aparentemente é o fóssil de uma antiga criatura que seria o elo perdido entre humanos e anfíbios. Uma expedição é formada para descobrir o resto do fóssil, mas a equipe acaba se deparando com algo que jamais esperou.

Pra começo de conversa, estamos falando de um filme de 1954, em preto e branco e sem CGI. Então se você, caro leitor, resolver assistir essa obra (o que eu absolutamente recomendo que faça), vá com isso em mente, tente não focar na falta de recursos técnicos e se deixe levar pela fantasia. 

Algo a se elogiar nesse filme é o cuidado técnico na localização. 95% do longa se passa no Brasil, no coração da Amazônia. Infelizmente a película não foi de fato gravada em terras (ou seria em águas?) tupiniquins, mas os cenários convencem muito bem (diferentemente de diversas produções recentes que vem ao Brasil e não retratam com fidelidade os locais). Sem falar que todos os letreiros estão em português BR e temos um ou outro nome bem brasileiro como Tomás e Chico, o que traz um muito bem-vindo grau de realismo ao filme. Falando em cuidado técnico, me espantou a qualidade das cenas subaquáticas. Tanto a nitidez como a iluminação estão excelentes, o que acredito ter sido um imenso desafio na época em que a fita foi produzida. 

O roteiro do filme também é algo que me agrada bastante: Simples sem ser galhofa. Nada de reviravoltas mirabolantes. A história flui naturalmente sem problemas e todos os personagens tem seus momentos e funções na trama. No quesito personagens, apesar de nenhuma atuação deixar a desejar, é importante destacar o trabalho do ator Ricou Browning, que dá vida ao monstro do filme nas cenas aquáticas. 

O Monstro da Lagoa Negra
 
O visual da criatura também é muito bem feito. A vestimenta que custou na época US$ 15.000,00 para ser confeccionada, muita grana para os padrões da época, convence bem em tela e com certeza deu susto em muita gente.

O Monstro da Lagoa Negra para mim foi um experiência extremamente prazerosa. Traz aquela ingenuidade do cinema clássico, em que não precisávamos de um alivio cômico e um casal hiper sexualizado para morrer primeiro nos filmes de terror, que dá pra assistir com todo mundo junto e se divertir. As atuações dos filmes dessa década são todas um pouco mais teatrais, algo que pra mim é bem charmoso. Enfim, excelente filme que merece ser visto e apreciado com atenção e carinho por todo cinéfilo que se preze.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dublado X Legendado

Zack Snyder Faz Justiça Com a Liga