Monstros Clássicos #2 - O Lobisomem
No segundo cápitulo da minha saga assistindo aos filmes clássicos de terror da Universal (o primeiro você lê aqui), chegamos ao 'O Lobisomem' de 1941. Considerado por muitos como o primeiro e talvez até hoje o único filme descente sobre lobisomens, o longa fez extremo sucesso em seu lançamento.
Sinopse: Após a morte do irmão mais velho, Larry Talbot regressa da América para a mansão de seu pai, Sir John Talbot. Durante um passeio noturno com a Srta. Gwen Conliffe e sua amiga Jenny, Larry é atacado por um lobo. Após esse incidente, se inicia uma série de mortes no vilarejo causadas por uma espécie de animal grande e feroz.
Sobre O Lobisomem a primeira coisa que gostaria de destacar nesse texto é o incrível trabalho de maquiagem do filme. Se hoje convence bem, em 1941 merecia todas as premiações na área. Juntamente com isso toda a ambientação do longa (castelos góticos, florestas tenebrosas cheias de névoa) criam a atmosfera perfeita para contar a trágica história do monstro sanguinário. Há um toque magistral na fotografia do filme também, especialmente no uso de sombras e de iluminação, o que faz dele perfeito nos aspectos técnicos.
Em atuações, temos aqui novamente aquele charmoso toque teatral aplicado com maestria pelo elenco. A forma de se contar histórias no cinema dessa época é cativante de um jeito que não é possível colocar em palavras. Lon Chaney faz uma atuação primorosa imprimindo na tela todo o desespero do seu personagem, fazendo-nos temer o lobisomem e sentir pena do homem amaldiçoado ao mesmo tempo.
A trilha sonora do filme é soturna e conduz o ritmo das cenas com precisão, sem ser estridente demais ou demasiadamente repetitiva. Apesar de ser um filme muito gostoso de assistir, o roteiro de O Lobisomem poderia ter sido mais polido. Algumas tramas se inciam e não são concluídas, sendo deixadas de lado de forma bem desconfortável, como o noivo de Gwen Conliffe, por exemplo. O personagem aparece em duas cenas e depois é completamente esquecido. Esse tempo de tela poderia muito bem ter sido melhor aproveitado com mais cenas do monstro, algo que senti falta, já que a criatura demora a dar as caras e quando aparece, suas cenas são rápidas, deixando um gostinho de quero mais.
O Lobisomem é um bom filme e divertimento certo pros fãs de cinema (ainda mais para os do gênero terror em específico). Embora tenha alguns pequenos problemas, a fita é sem dúvida bem feita e tem muitos méritos.
Assisti quando era criança. Dava medo.
ResponderExcluir