Monstros Clássicos #4 - O Homem Invisível


Olá, caro leitor! Tudo bem? Chegamos ao 4º artigo (o terceiro você pode ler aqui) da nossa saga de resenhas sobre os filmes clássicos de monstros da Universal. Hoje falaremos sobre O Homem Invisível de 1933.

Sinopse: O cientista Jack Griffin desaperece sob circunstâncias suspeitas. Não muito tempo depois, surge num distante vilarejo um misterioso homem que atrai a atenção dos locais por ter o seu corpo completamente coberto. Após a insistência e perseguição dos moradores, o homem se revela Jack Griffin. Porém agora, ele é invisível!

Em termos técnicos, adaptação do livro de H. G. Wells é a mais ousada de todas as fitas que compõem o universo dos monstros da Universal. Se ainda hoje, um filme com personagens invisível apresenta dificuldades em ser realizado devido a essa natureza particular desses personagens, quanto mais em 1933. E surpeendentemente, os efeitos visuais empregados são plenamente satisfatórios ao expectador. Algo que deixou esse escritor de boca a berta. 


Em época em que ao assinarem contratos para interpretar personagens originalmente mascarados em quadrinhos os astros insistem em remover esse adereço para que seus rostos figurem em boa parte da projeção, é revigorante ver que o rosto do ator Claude Rains, que interpreta o personagem título, só aparece nos segundos finais da película, abrindo mão do estrelismo pelo bem da arte. Rains entrega um interpretação formidável e aterrorizante. 

O roteiro de O Homem Invisível é simples mas competente: Já no início do filme temos todas as informações sobre o protagonistas passadas através dos coadjuvantes (que aqui apenas servem de escada ao protagonista. Uma sacada arriscada, mas que funciona sem comprometer a história) de forma clara e mastigada para que o terror e o pânico possam se desenrolar tranquilamente nos minutos seguintes.


É interessante que dentre os personagens representados nos filmes que assistimos até aqui (O Monstro da Lagoa Negra, O Lobisomem e A Múmia), Jack Griffin é sem dúvida o que mais causa pânico, devido ao nível de psicopatia do personagem. Uma vez invisível, Griffin decide que vai usar sua condição para aterrorizar e causar pânico na população, ou ainda, vendendo sua inovadora fórmula para algum país.

O Homem Invisível é um filme incrivel com efeitos visuais surpreendentemente funcionais até para os dias de hoje. O longa conta com uma história que prende o expectador e tem um ritmo muito bem elaborado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dublado X Legendado

Monstros Clássicos #1 - O Monstro da Lagoa Negra

Zack Snyder Faz Justiça Com a Liga